Quem Somos
Uma iniciativa criada em 2015 pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Pacto Global da ONU no Brasil e ONU Mulheres. Juntamente a diversos parceiros da sociedade civil, setor público e privado, o projeto já formou turmas em Boa Vista, Brasília, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
O impacto se capilariza ainda a tantas outras cidades brasileiras por meio da Estratégia de Interiorização, que apoia a mudança de pessoas refugiadas para outros destinos do Brasil a partir de Roraima. Por meio do Empoderando Refugiadas, estas famílias se mudam já com vagas de emprego no destino, a fim de recomeçarem suas histórias.
Nossa história
Veja o que realizamos desde 2015
Local: São Paulo
Participantes: 33 mulheres refugiadas
Resultados: 8 contratações (6 diretas e 2 indiretas) e 76 horas de coaching e mentoria oferecidas.
Detalhes: Edição pioneira que estabeleceu as bases do projeto, focando na capacitação e inserção laboral das participantes.
Local: São Paulo
Participantes: 50 mulheres refugiadas
Resultados: 11 contratações diretas e 5 por outras vias; 26 mentores voluntários de 10 empresas envolvidos.
Detalhes: Ampliação do projeto com maior engajamento de empresas e mentores, impactando aproximadamente 350 pessoas por meio de eventos e workshops.
Local: São Paulo
Participantes: 30 mulheres refugiadas
Resultados: 9 contratações e mais de 20 entrevistas realizadas; workshops impactaram 200 pessoas.
Detalhes: Foco na discussão da empregabilidade de mulheres refugiadas no setor privado, fortalecendo parcerias empresariais.
Locais: São Paulo e Boa Vista
Participantes: 54 mulheres em São Paulo (12 nacionalidades) e 20 em Boa Vista
Resultados: 61% das participantes em São Paulo foram contratadas; todas as participantes em Boa Vista foram empregadas nas Lojas Renner.
Detalhes: Primeira edição a promover a interiorização laboral liderada por mulheres, incluindo 5 brasileiras em situação de vulnerabilidade social.
Local: Boa Vista
Participantes: 62 mulheres refugiadas
Resultados: 70% das participantes foram empregadas no mercado formal brasileiro.
Detalhes: Inclusão de mulheres com diferentes perfis socioeconômicos, educacionais, idades, LGBTQIA+ e com deficiências ou doenças crônicas.
Local: Boa Vista
Participantes: 80 mulheres refugiadas
Resultados: 25 participantes e 15 familiares foram contratados e interiorizados para diversos estados.
Detalhes: Engajamento de 9 empresas e repetição da inclusão de mulheres com deficiência e diversos perfis socioeducacionais.
Locais: Boa Vista e Curitiba
Participantes: 102 mulheres refugiadas
Resultados: 88 pessoas refugiadas (participantes e familiares) foram contratadas; 255 pessoas interiorizadas.
Detalhes: Edição com os maiores índices de contratação e interiorização, contando com apoio de empresas como Lojas Renner SA, Iguatemi e Copel.
Locais: Boa Vista, Brasília e Curitiba
Participantes: 135 mulheres refugiadas
Resultados: 73 pessoas refugiadas contratadas (participantes e familiares); 188 pessoas foram interiorizadas. 21 empresas participantes das Feiras de Empregabilidade.
Detalhes: Expansão para novas cidades e continuidade das parcerias com empresas e organizações da sociedade civil.
Locais: Boa Vista, Brasília e São Paulo
Participantes: 99 mulheres refugiadas
Resultados: 44 pessoas refugiadas contratadas (participantes e familiares); 60 pessoas interiorizadas.
Detalhes: Duas ações de empregabilidade realizadas pela Renner em Jundiaí/SP. Realização de 5 turmas.
Sobre Nós
Conheça a missão e os valores que nos guiam

Missão
Apoiar mulheres refugiadas e migrantes a alcançarem autonomia socioeconômica, por meio de capacitação profissional, fomento da inclusão no mercado de trabalho formal brasileiro e sensibilização do setor privado para contratação e desenvolvimento destas pessoas.

Valores
Compromisso com a igualdade de gênero, inclusão, diversidade e a promoção dos direitos humanos em todas as nossas ações.
Agências idealizadoras
A iniciativa liderada pela ACNUR, Pacto Global e ONU Mulheres foi iniciada em 2015 e já impactou a vida de mais de 630 mulheres.

A Agência da ONU para Refugiados tem como mandato proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas. Trabalha para assegurar que qualquer pessoa, em caso de necessidade, possa exercer o direito de buscar e receber refúgio em outro país e, caso deseje, regressar ao seu país de origem de forma segura.

O Pacto Global da ONU é uma chamada para as empresas de todo o mundo alinharem suas operações e estratégias aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em todos os continentes.

A ONU Mulheres foi criada para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Segue o legado de duas décadas do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) em defesa dos direitos humanos das mulheres, especialmente pelo apoio a articulações e movimento de mulheres e feministas, entre elas mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais.
Parceiros
Trabalhamos com organizações da sociedade civil e empresas que compartilham nossos valores e nosso objetivo.
Edição atual


Edições anteriores













Parceiros implementadores e metodológicos
























Impacto do Projeto



