Em 2016 surgiu o Empoderando Refugiadas, uma iniciativa conjunta da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), do Pacto Global da ONU no Brasil e da ONU Mulheres, que atua há quase uma década para fortalecer a empregabilidade, a autonomia financeira e as oportunidades de recomeço de mulheres refugiadas no Brasil.

Em 2024, na sua 9ª Edição, realizada com o apoio do Instituto Lojas Renner e do Instituto C&A, 89 mulheres participaram das turmas e em três cidades — Boa Vista, Brasília e São Paulo— com formações técnicas, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e conexão direta com empresas parceiras do projeto e do Fórum de Empresas com Refugiados. Também foram realizadas duas ações de empregabilidade promovidas pela Renner que contaram com a participação de 10 mulheres. Além disso, o projeto possibilitou a interiorização de 60 pessoas que estavam em abrigos em Boa Vista, incluindo as participantes e seus familiares, para novas cidades com oportunidades de trabalho e integração local, ampliando o impacto para além das próprias beneficiárias.

Como resultado, 44 pessoas foram contratadas com o apoio do Empoderando Refugiadas, incluindo 23 mulheres participantes do projeto e 11 familiares. 

O documento também apresenta os resultados do monitoramento de impacto do projeto que revelam o impacto positivo na promoção da autonomia econômica das participantes após seis meses da participação no Empoderando Refugiadas. O acesso a trabalho remunerado cresceu 17%; a proporção de mulheres que aumentou sua renda subiu de 26% para 30% e o percentual de beneficiárias com acesso a uma conta bancária aumentou de 78% para 91%, reforçando o compromisso do projeto de integração econômica de mulheres refugiadas no Brasil.

Convidamos todos os parceiros, empresas e apoiadores a conhecerem os detalhes no relatório completo e a seguirem fortalecendo essa rede de acolhimento e impacto positivo.

Acesse aqui o Relatório da 9ª Edição

Agradecemos a todos os nossos parceiros que tornam este trabalho possível!

Compartilhar: